A Nossa História

Um projecto colectivo de 5 Mulheres e Amigas, cuja força e união é a base que o sustenta. Esta base é construída através de espaços de partilha profundos, dinâmicas de grupo, valores partilhados, acções conjuntas, aceitação e entre-ajuda. Unimo-nos pela vontade de viver a nossa vida numa missão que acreditamos.

Vivermos nós primeiro, e depois doarmos ao mundo, práticas concretas que visem a humanização do nascimento, da gravidez, do parto, do pós-parto e das relações humanas (relação consigo mesmo e com o outro). Une-nos a vontade de acolher as histórias e processos profundos de cada pessoa, oferecendo um espaço de empatia, não julgamento e amor ao outro, e a nós. Oferecendo um espaço de partilha e mútua aprendizagem.

Com os olhos do coração postos na saúde emocional, partilha, humanização, liberdade e respeito.

 

Somos a Cinthia, a Juda, a Laylla, a Márcia e a Marta. E juntas somos muito mais que a soma das partes.

Somos 5 pessoas com vidas diferentes, passados distintos e crenças até opostas, pelo menos à primeira vista.

Somos 5 seres humanos que um dia se cruzaram num curso de Doulas. 5 mulheres, umas mães, filhas e companheiras que carregavam feridas, necessidades de pertença, compreensão e aceitação, bem como alegrias, poder e vitórias pessoais.

Conhecemo-nos, convivemos, criámos ligação. Com o tempo, um passo de cada vez, atrevemo-nos a mostrar as nossas sombras.

Juntas, um passo de cada vez, fomos escolhendo mostrar-nos tal como somos, partilhar as nossas dores e verdades, pedir ajuda e receber o que as outras tinham para nos dar.

E juntas, um passo de cada vez, encontramos as nossas vozes e atrevemo-nos a gritar.

Juntas, um passo de cada vez, percebemos que o único julgamento era o que fazíamos a nós mesmas.

Juntas, um passo de cada vez, aprendemos a amar todos os pedaços de nós. Como podemos continuar a excluir em nós o que as outras olham e recebem com tanto amor?

Quem Somos? Somos 5 Seres Humanos que renasceram das cinzas num parto humanizado assistido pelas outras. 5 bebés acolhidos por mães carinhosas, amorosas e emocionalmente seguras.

Somos juntas aquelas que descobriram o poder do não julgamento, da aceitação plena, do amor incondicional.

Não nos curamos umas às outras porque juntas descobrimos que nenhuma de nós precisava de ser curada, apenas vista, escutada e acolhida tal como é.

E é isto que queremos oferecer a quem nos procurar.

Tu, mulher, homem, criança, Ser Humano que te debates com a vida, os filhos, os medos e a necessidade de ser melhor. Vem até nós e permite-nos acolher-te no nosso seio, partilhar os nossos dons individuais e coletivos até que também tu te sintas suficientemente forte para perceberes que nada em ti precisa de ser curado, apenas celebrado.

Vem NaScER connosco.

Laylla Coelho
Terapeuta em Ancestralidade, Nutricionista e Doula

Doular, para mim é estar com outro ser para trilharmos juntxs um caminho de descobertas.

É ter a honra, a oportunidade e o presente de cuidar de seres que como eu, são únicos, é também  poder apoiar a busca interna e externa de respeito a cada ser tal como é, e a oportunidade diária de redescoberta da nossa intuição e do caminho de autoconhecimento e da  Cura.
É resgatar todas as minhas antepassadas, através do gesto que todas fizeram para estar cá hoje, o parir…
Na minha trajetória tive duas avós parteiras, uma bisavó indígena, e uma mãe enfermeira obstetra, nasci de parto vaginal e sinto em cada parto que acompanho uma alegria imensa em poder dar o que me foi dado.
Há 2 anos pari, num parto domiciliar em profundo estar em alma, com a dor que me trazia a presença, a cada pulsar do meu corpo no nascimento da minha linda filha, junto com a Naoli Vivaner, minha mestre e amiga.
Já acompanhei cerca de 40 gestantes e seus partos, desde 2012, quando fiz a minha formação com a Naoli Vivaner e participei do grupo Doulas Curitiba. Hoje sou doula mentora da rede portuguesa de doulas.
Sou praticante como mãe: da disciplina positiva, desmame gentil, comunicação não-violenta, criação com apego e parentalidade consciente, e sou apaixonada pelo: slingar, Yoga e meditação.
Leio e inspiro-me em Clarissa Pinkola Estes, Laura Gutman, Carlos Gonzalez, Osho e Depaak Chopra.


​Contactos:

Telemóvel: (+351) 935 315 484

Email: layllanutri@gmail.com

Facebook:

Laylla Coelho

Rede Portuguesa de Doulas: 
https://www.redeportuguesadedoulas.com/doula-laylla-marques-coelho.html

Cinthia Matos

 

Doular para mim é confiar.

É acreditar na sabedoria do corpo da mulher e na importância da sua preparação para a maternidade. Creio que a ligação entre mulheres é um fator valoroso para a mulher voltar a conectar-se com as suas heranças ancestrais e que a prepara de forma consciente e informada para o momento de dar à luz.

Sou mãe de dois seres que me acompanharão ao longo da minha vida e, que com o seu nascimento me fizeram viver duas experiências maravilhosas, se bem que muito distintas, pois um foi parto domiciliar e outro um parto hospitalar.
Deste modo, para mim seja em casa ou no hospital, o fundamental é a mulher dar à luz onde se sentir segura.

Uma viagem, uma estrada, vários caminhos possíveis, fluindo junt@s para um empoderamento da Mulher que se tornará Mãe.

Foi a maternidade que me levou a formar-me enquanto doula com a Luisa Condeço no ano de 2016 e a partir dai tenho acompanhado gestantes no seu percurso de gravidez, parto, pós-parto e interrupção da gravidez.

Desde jovem sou apaixonada pelo desenvolvimento comunitário, a educação não-formal e a sociocracia.

Como mãe e ser humano acredito nos valores da comunicação não violenta, da criação com apego e do empoderamento para a autonomia.

Nascida no Luxemburgo, falo português, francês, alemão, inglês, espanhol e luxemburguês.

Contactos:

Telemóvel: (+351) 967 562 151

E-mail: doulacinthiamatos@gmail.com

Facebook:

Doula Cínthia Matos

Rede Portuguesa de Doulas:

https://www.redeportuguesadedoulas.com/doula-cinthia-matos.html

Doula
Marcia Carneiro
Coaching em Parentalidade e Doula

 

 

O meu nome é Márcia e sou mãe de gémeas: a Ana Sofia, com 4 primaveras, e a Ana Margarida, que escolheu não nascer.

Licenciei-me em Ciências Farmacêuticas ainda no século XX e trabalhei em Farmácia durante quase 20 anos.

Vivi uma gravidez, parto e pós parto traumáticos e um dia dei por mim a questionar tudo, até a própria razão de ser. Nada parecia estar certo e viver era sinónimo de sofrer.

Foi então que decidi largar tudo o que antes conhecia como verdade absoluta e atirar-me para o desconhecido, numa viagem sem retorno. Mudar de vida, mudar de mente.

Eternamente apaixonada pelo estudo, investiguei tudo e qualquer coisa sobre parentalidade, gravidez, desenvolvimento infantil e crescimento pessoal.

Fiz-me Facilitadora e Coach de Parentalidade, Conselheira de Aleitamento Materno, Instrutora de Massagem Terapêutica para Bebés, Doula, Blogger e muito mais.

Aprendi, testei, aprovei, reprovei, desaprendi e voltei a experimentar. Morri mil vezes e mil vezes renasci. E um dia descobri-me do outro lado.

Hoje vivo como nunca antes vivi, hoje sinto o que nunca antes senti. Hoje o presente é suficiente.

Hoje amo ser Mãe e Mulher, com todos os seus desafios, lutas e incertezas.

Encontrei as minhas respostas e espero poder ajudar-te a encontrar as tuas.



Contactos:​
Telemóvel: (+351) 965 114 015
Email: marciasac@gmail.com
 

Blog:
https://quandoosfilhoseducamospais.wordpress.com/

Rede Portuguesa de Doulas:

https://www.redeportuguesadedoulas.com/doula-maacutercia-carneiro.html

Meus serviços como doula, acesse: 

https://www.canva.com/design/DADpw-B-9-o/Jar1cqS2UH6A1ZzO-Crhnw/view

Juda Sousa
Terapeuta de Medicina Tradicional Chinesa, Massagem e Doula

O meu nome é Joana e desde que me lembro, sou apaixonada por pessoas, grupos, pela complexidade do ser humano, pelos mistérios das relações humanas, e da Vida em geral.

Motivada desde cedo por causas que visassem humanizar mais e mais este mundo em constante transformação, tornei-me, entre outras coisas, Doula.

Porque acredito profundamente na imensidão do impacto que esta pode ter. O estar lá, presente, bem presente, abrir espaço para escutar activamente, para entender e aceitar sem distorcer as escolhas da pessoa que temos à frente, abraçá-la em todo o seu ser e cuidar. Informando e apoiando, através de conhecimento, na busca de informação baseada em evidências científicas, honestidade e escuta empática, estou ao serviço de quem me procura. Apoiando as escolhas, sejam elas quais forem, desde o processo da gravidez, no parto e no pós-parto.

Acredito que é transformador quando entramos em contacto com a nossa história, a reclamamos para nós, e simplesmente nos expressamos com honestidade. Tudo está certo.

Sou felizarda por encontrar práticas no meu caminho profissional, que vão de encontro ao que sou e que manifesto naturalmente: Medicina Tradicional Chinesa, Doula, Acupunctura, Massagem.

Sou ainda apaixonada por projectos comunitários, natureza, terapias pelo corpo, dança e movimento, mindfulness, permacultura social, rituais de auto-cuidados, entre outras! :)


Contactos:

Telemóvel.: (+351) 919 246 967

Email: joana.sousa.om@gmail.com

Facebook:

Juda Sousa

Rede Portuguesa de Doulas:

https://www.redeportuguesadedoulas.com/doula-juda-sousa.html

Sandra  Gonçalves
Instrutora de Yoga e Doula

 

 

 

 

Ser mãe sempre foi um dos meus propósitos de vida. Dar a Luz foi para mim a melhor experiência que uma mulher pode ter. Todas as mulheres deveriam puder passar por esta maravilhosa experiência. Eu tive a sorte de vivenciar essa dádiva. Tenho três lindas princesas, cada gravidez foi única, tal como os partos foram vividos com muita intensidade e de uma forma única, sim única, cada uma das minhas amadas filhas é única, como cada uma de nós, somos seres únicos.
Todos os dias as minhas filhas, com todas as suas forças e fragilidades, me mostram também as minhas forças e fragilidades. Sempre soube que ser mãe iria ser maravilhoso o que não sabia, era o quanto transformador e desafiador ia ser. O quanto me iria transformar, o quanto me ia redescobri e continuo a redescobrir-me, todos os dias, cada uma das milhas filhas me espelha sempre algo para eu trabalhar, melhorar e me encontrar….
Quando pensei tirar o curso de Doula, pensava eu que era para ajudar uma amiga e as minhas alunas grávidas, mas não, foi para mais uma vez me redescobrir ir ao encontro do meu feminino. Antes de ser Doula, sou criança, filha, mulher, mãe e esposa, sou Instrutora de yoga, nas minha aulas trabalho muito com grávidas e o yoga na gravidez, por isso faz me todo o sentido também ser Doula, para que me possa dar um pouco mais às minhas alunas, sim dar porque ser Doula é dar. Sou apaixonada pelos partos humanizados, como é bonito respeitarmos a natureza e as mulheres. Se respeitarmos a mulher como um ser único e individual, que o é, é o melhor que podemos fazer para que tudo se alinhe para a experiência mais maravilhosa e única da mulher que é o nascimento de um filho e de uma nova mulher. Sim mesmo que tenhamos 10 filhos vão ser sempre experiências únicas, nunca duvidem disso.
Nesta fase da minha vida estou a descobrir que o meu caminho é cuidar, cuidar de outras mulheres. Pois tenho a certeza que toda a mulher que venha até mim, não só eu a vou apoiar, ouvir, abraçar, mas também ela vai fazer com que eu vá mais profundo no meu autoconhecimento na minha descoberta do meu poder feminino. Poder Feminino, sim porque até há uns anos atrás tive de ser mais masculina que feminina para puder sobreviver e sobrevivi, mas agora não quero mais sobreviver quero viver ao máximo o meu feminino.
Como Doula quero trabalhar o feminino e ajudar outras mulheres que também o queiram, quero mostrar as mulheres que me procuram que elas são únicas e que elas são as pessoas mais importantes das suas vidas.
Comigo estará sempre segura para falar sobre os seus medos, as suas incertezas e os seus bloqueios. Quero que saibam que eu também tenho muitos medos que me limitam, mas também são esses mesmos medos que nos mostram quem nós somos e com eles nós podemos escolher ficar ou avançar ou até mesmo recuar. Porque as vezes recuar também faz falta e eu vou estar cá, vais poder contar com o meu apoio, sem críticas ou julgamentos porque o meu papel vai ser ouvir-te e apoiar-te e nunca o de te julgar. Se sentes que posso ser tua Doula vêm de coração aberto, pois serás sempre respeitada.

Contactos:

Telemóvel: 938 392 213
e-mail:espacoyogin@gmail.com


http://www.espacoyogin.pt
https://www.facebook.com/sandragoncalvesyogin

Marta Andrade
Instrutora de Yoga e Doula

 

Nasci em Bragança em 1984. Época em que brincávamos livremente na rua e saltitávamos por casa dos amigos vizinhos. Na cidade pacata, cresci com amor e carinho ,junto da miha família, especialmente aos cuidados da minha avó materna. Aos 17 anos fui viver para o Porto , onde estudei Ciências do Desporto e Educação Fisica. Participei no programa Erasmus, em Roma, tendo expandido os meus horizontes e amigos desde então. Iniciei a trabalhar no Fitness, como Personal Trainer e Instrutora de aulas de grupo, com adultos e crianças.  Em 2014  viajei até à Índia , fiz formação em Hatha Yoga e iniciei o meu caminho espiritual e de auto-conhecimento. Neste caminho, e depois de algumas perdas gestacionais, conheci o que era ser Doula e fiz formação com a Luisa Condeço, onde me reencontrei e empoderei enquanto Mulher. Engravidei e dei à luz um lindo ser, chamado Simão. Um parto natural, hospitalar e muito empoderado. Aqui, renasci verdadeiramente. A minha Doula foi o meu anjo da guarda, do início ao fim. Durante a gestação tive o privilégio de  me formar como Instrutora de Kundalini Yoga. Tenho uma enorme paixão por crianças e hoje dedico-me também a aulas de Yoga para elas.

Nestas vivências apareceram no meu caminho inúmeras mulheres, mães, pais, crianças a apelarem e a necessitarem de um apoio direccionado e respeitado, e acima de tudo, alguém que verdadeiramente as oiça. Tenho uma vontade inata de ajudar e acolher pessoas, de olhar para o outro e de me colocar em seu lugar. Não poderia estar mais feliz em pertencer a este incrivel grupo de apoio, partilha e confiança. Estou aqui se sentires que podemos crescer juntxs. Com amor.



Contactos:​
Telemóvel: (+351) 939 500 938
Email: andrade.roma@gmail.com 

Facebook:

Marta Andrade

NaScER

© 2020

  • Facebook Clean Grey
  • Instagram - Cinza Círculo

Contactos: