A Nossa História

Um projecto colectivo de 5 Mulheres e Amigas, cuja força e união é a base que o sustenta. Esta base é construída através de espaços de partilha profundos, dinâmicas de grupo, valores partilhados, acções conjuntas, aceitação e entre-ajuda. Unimo-nos pela vontade de viver a nossa vida numa missão que acreditamos.

Vivermos nós primeiro, e depois doarmos ao mundo, práticas concretas que visem a humanização do nascimento, da gravidez, do parto, do pós-parto e das relações humanas (relação consigo mesmo e com o outro). Une-nos a vontade de acolher as histórias e processos profundos de cada pessoa, oferecendo um espaço de empatia, não julgamento e amor ao outro, e a nós. Oferecendo um espaço de partilha e mútua aprendizagem.

Com os olhos do coração postos na saúde emocional, partilha, humanização, liberdade e respeito.

 

Somos a Cinthia, a Juda, a Laylla, a Márcia e a Marta. E juntas somos muito mais que a soma das partes.

Somos 5 pessoas com vidas diferentes, passados distintos e crenças até opostas, pelo menos à primeira vista.

Somos 5 seres humanos que um dia se cruzaram num curso de Doulas. 5 mulheres, umas mães, filhas e companheiras que carregavam feridas, necessidades de pertença, compreensão e aceitação, bem como alegrias, poder e vitórias pessoais.

Conhecemo-nos, convivemos, criámos ligação. Com o tempo, um passo de cada vez, atrevemo-nos a mostrar as nossas sombras.

Juntas, um passo de cada vez, fomos escolhendo mostrar-nos tal como somos, partilhar as nossas dores e verdades, pedir ajuda e receber o que as outras tinham para nos dar.

E juntas, um passo de cada vez, encontramos as nossas vozes e atrevemo-nos a gritar.

Juntas, um passo de cada vez, percebemos que o único julgamento era o que fazíamos a nós mesmas.

Juntas, um passo de cada vez, aprendemos a amar todos os pedaços de nós. Como podemos continuar a excluir em nós o que as outras olham e recebem com tanto amor?

Quem Somos? Somos 5 Seres Humanos que renasceram das cinzas num parto humanizado assistido pelas outras. 5 bebés acolhidos por mães carinhosas, amorosas e emocionalmente seguras.

Somos juntas aquelas que descobriram o poder do não julgamento, da aceitação plena, do amor incondicional.

Não nos curamos umas às outras porque juntas descobrimos que nenhuma de nós precisava de ser curada, apenas vista, escutada e acolhida tal como é.

E é isto que queremos oferecer a quem nos procurar.

Tu, mulher, homem, criança, Ser Humano que te debates com a vida, os filhos, os medos e a necessidade de ser melhor. Vem até nós e permite-nos acolher-te no nosso seio, partilhar os nossos dons individuais e coletivos até que também tu te sintas suficientemente forte para perceberes que nada em ti precisa de ser curado, apenas celebrado.

Vem NaScER connosco.

Laylla Coelho
Terapeuta em Ancestralidade, Nutricionista e Doula

Doular, para mim, é ter a honra, a oportunidade e o presente de cuidar de outras mulheres, é também  poder apoiar a busca interna e externa de respeito a cada ser tal como é, e a oportunidade diária de redescoberta da nossa intuição e do caminho de autoconhecimento e da  Cura.
É resgatar todas as minhas antepassadas, através do gesto que todas fizeram para estar cá hoje, o parir…
Na minha trajetória tive duas avós parteiras, uma bisavó indígena, e uma mãe enfermeira obstetra, nasci de parto vaginal e sinto em cada parto que acompanho uma alegria imensa em poder dar o que me foi dado.
Há 2 anos pari, num parto domiciliar em profundo estar em alma, com a dor que me trazia a presença, a cada pulsar do meu corpo no nascimento da minha linda filha.
Já acompanhei cerca de 40 gestantes e seus partos, desde 2012, quando fiz a minha formação com a Naoli Vivaner e participei do grupo Doulas Curitiba. Hoje sou doula mentora da rede portuguesa de doulas.
Sou praticante como mãe: da disciplina positiva, desmame gentil, comunicação não-violenta, criação com apego e parentalidade consciente, e sou apaixonada pelo: slingar, Yoga e meditação.
Leio e inspiro-me em Clarissa Pinkola Estes, Laura Gutman, Carlos Gonzalez, Osho e Depaak Chopra.


​Contactos:

Telemóvel: (+351) 935 315 484

Email: layllanutri@gmail.com

 

Facebook:

Laylla Coelho

 

Rede Portuguesa de Doulas: 
https://www.redeportuguesadedoulas.com/doula-laylla-marques-coelho.html

Cinthia Matos

 

Doular para mim é confiar.

É acreditar na sabedoria do corpo da mulher e na importância da sua preparação para a maternidade. Creio que a ligação entre mulheres é um fator valoroso para a mulher voltar a conectar-se com as suas heranças ancestrais e que a prepara de forma consciente e informada para o momento de dar à luz.

Sou mãe de dois seres que me acompanharão ao longo da minha vida e, que com o seu nascimento me fizeram viver duas experiências maravilhosas, se bem que muito distintas, pois um foi parto domiciliar e outro um parto hospitalar.
Deste modo, para mim seja em casa ou no hospital, o fundamental é a mulher dar à luz onde se sentir segura.

Uma viagem, uma estrada, vários caminhos possíveis, fluindo junt@s para um empoderamento da Mulher que se tornará Mãe.

Foi a maternidade que me levou a formar-me enquanto doula com a Luisa Condeço no ano de 2016 e a partir dai tenho acompanhado gestantes no seu percurso de gravidez, parto, pós-parto e interrupção da gravidez.

Desde jovem sou apaixonada pelo desenvolvimento comunitário, a educação não-formal e a sociocracia.

Como mãe e ser humano acredito nos valores da comunicação não violenta, da criação com apego e do empoderamento para a autonomia.

Nascida no Luxemburgo, falo português, francês, alemão, inglês, espanhol e luxemburguês.

Contactos:

Telemóvel: (+351) 967 562 151

E-mail: doulacinthiamatos@gmail.com

Facebook:

Doula Cínthia Matos

Rede Portuguesa de Doulas:

https://www.redeportuguesadedoulas.com/doula-cinthia-matos.html

Doula
Marcia Carneiro
Terapeuta em Parentalidade e Doula

O meu nome é Márcia e sou mãe de gémeas: a Ana Sofia, com 4 primaveras, e a Ana Margarida, que escolheu não nascer.

Licenciei-me em Ciências Farmacêuticas ainda no século XX e trabalhei em Farmácia durante quase 20 anos.

Vivi uma gravidez, parto e pós parto traumáticos e um dia dei por mim a questionar tudo, até a própria razão de ser. Nada parecia estar certo e viver era sinónimo de sofrer.

Foi então que decidi largar tudo o que antes conhecia como verdade absoluta e atirar-me para o desconhecido, numa viagem sem retorno. Mudar de vida, mudar de mente.

Eternamente apaixonada pelo estudo, investiguei tudo e qualquer coisa sobre parentalidade, gravidez, desenvolvimento infantil e crescimento pessoal.

Fiz-me Facilitadora e Coach de Parentalidade, Conselheira de Aleitamento Materno, Instrutora de Massagem Terapêutica para Bebés, Doula, Blogger e muito mais.

Aprendi, testei, aprovei, reprovei, desaprendi e voltei a experimentar. Morri mil vezes e mil vezes renasci. E um dia descobri-me do outro lado.

Hoje vivo como nunca antes vivi, hoje sinto o que nunca antes senti. Hoje o presente é suficiente.

Hoje amo ser Mãe e Mulher, com todos os seus desafios, lutas e incertezas.

Encontrei as minhas respostas e espero poder ajudar-te a encontrar as tuas.



Contactos:​
Telemóvel: (+351) 965 114 015
Email: marciasac@gmail.com
 

Blog:
https://quandoosfilhoseducamospais.wordpress.com/

Rede Portuguesa de Doulas:

https://www.redeportuguesadedoulas.com/doula-maacutercia-carneiro.html

Meus serviços como doula, acesse: 

https://www.canva.com/design/DADpw-B-9-o/Jar1cqS2UH6A1ZzO-Crhnw/view

Juda Sousa
Terapeuta de Medicina Tradicional Chinesa, Massagem e Doula

O meu nome é Joana e desde que me lembro, sou apaixonada por pessoas, grupos, pela complexidade do ser humano, pelos mistérios das relações humanas, e da Vida em geral.

Motivada desde cedo por causas que visassem humanizar mais e mais este mundo em constante transformação, tornei-me, entre outras coisas, Doula.

Porque acredito profundamente na imensidão do impacto que esta pode ter. O estar lá, presente, bem presente, abrir espaço para escutar activamente, para entender e aceitar sem distorcer as escolhas da pessoa que temos à frente, abraçá-la em todo o seu ser e cuidar. Informando e apoiando, através de conhecimento, na busca de informação baseada em evidências científicas, honestidade e escuta empática, estou ao serviço de quem me procura. Apoiando as escolhas, sejam elas quais forem, desde o processo da gravidez, no parto e no pós-parto.

Acredito que é transformador quando entramos em contacto com a nossa história, a reclamamos para nós, e simplesmente nos expressamos com honestidade. Tudo está certo.

Sou felizarda por encontrar práticas no meu caminho profissional, que vão de encontro ao que sou e que manifesto naturalmente: Medicina Tradicional Chinesa, Doula, Acupunctura, Massagem.

Sou ainda apaixonada por projectos comunitários, natureza, terapias pelo corpo, dança e movimento, mindfulness, permacultura social, rituais de auto-cuidados, entre outras! :)


Contactos:

Telemóvel.: (+351) 919 246 967

Email: joana.sousa.om@gmail.com

Facebook:

Juda Sousa

Rede Portuguesa de Doulas:

https://www.redeportuguesadedoulas.com/doula-juda-sousa.html

Marta Andrade
Instrutora de Yoga e Doula

Nasci em Bragança , em 1984. Época em que brincávamos livremente na rua e saltitávamos por casa dos amigos vizinhos. Na cidade pacata, cresci com amor e carinho ,junto da miha família, especialmente aos cuidados da minha avó materna. Aos 17 anos fui viver para o Porto , onde estudei Ciências do Desporto e Educação Fisica. Participei no programa Erasmus, em Roma, tendo expandido os meus horizontes e amigos desde então. Iniciei a trabalhar no Fitness, como Personal Trainer e Instrutora de aulas de grupo, com adultos e crianças.  Em 2014  viajei até à Índia , fiz formação em Hatha Yoga e iniciei o meu caminho espiritual e de auto-conhecimento. Neste caminho, e depois de algumas perdas gestacionais, conheci o que era ser Doula e fiz formação com a Luisa Condeço, onde me reencontrei e empoderei enquanto Mulher. Engravidei e dei à luz um lindo ser, chamado Simão. Um parto natural, hospitalar e muito empoderado. Aqui, renasci verdadeiramente. A minha Doula foi o meu anjo da guarda, do início ao fim. Durante a gestação tive o privilégio de  me formar como Instrutora de Kundalini Yoga. Tenho uma enorme paixão por crianças e hoje dedico-me também a aulas de Yoga para elas.

Nestas vivências apareceram no meu caminho inúmeras mulheres, mães, pais, crianças a apelarem e a necessitarem de um apoio direccionado e respeitado, e acima de tudo, alguém que verdadeiramente as oiça. Tenho uma vontade inata de ajudar e acolher pessoas, de olhar para o outro e de me colocar em seu lugar. Não poderia estar mais feliz em pertencer a este incrivel grupo de apoio, partilha e confiança. Estou aqui se sentires que podemos crescer juntxs. Com amor.



Contactos:​
Telemóvel: (+351) 939 500 938
Email: andrade.roma@gmail.com 

Facebook:

Marta Andrade

NaScER

© 2020

  • Cinza ícone do YouTube
  • Facebook Clean Grey
  • Instagram - Cinza Círculo

Contactos: