top of page
A Nossa História
Flores
Nosso grupo

Um projecto colectivo de Mulheres e Amigas, cuja força e união é a base que o sustenta. Esta base é construída através de espaços de partilha profundos, dinâmicas de grupo, valores partilhados, acções conjuntas, aceitação e entre-ajuda. Unimo-nos pela vontade de viver a nossa vida numa missão que acreditamos.

Vivermos nós primeiro, e depois doarmos ao mundo, práticas concretas que visem a humanização do nascimento, da gravidez, do parto, do pós-parto e das relações humanas (relação consigo mesmo e com o outro). Une-nos a vontade de acolher as histórias e processos profundos de cada pessoa, oferecendo um espaço de empatia, não julgamento e amor ao outro, e a nós. Oferecendo um espaço de partilha e mútua aprendizagem.

Com os olhos do coração postos na saúde emocional, partilha, humanização, liberdade e respeito.

Somos pessoas com vidas diferentes, passados distintos e crenças até opostas, pelo menos à primeira vista.

Somos seres humanos que um dia se cruzaram e que carregavam feridas, necessidades de pertença, compreensão e aceitação, bem como alegrias, poder e vitórias pessoais.

Conhecemo-nos, convivemos, criámos ligação. Com o tempo, um passo de cada vez, atrevemo-nos a mostrar as nossas sombras.

Juntas, um passo de cada vez, fomos escolhendo mostrar-nos tal como somos, partilhar as nossas dores e verdades, pedir ajuda e receber o que as outras tinham para nos dar.

E juntas, um passo de cada vez, encontramos as nossas vozes e atrevemo-nos a gritar.

Juntas, um passo de cada vez, percebemos que o único julgamento era o que fazíamos a nós mesmas.

Juntas, um passo de cada vez, aprendemos a amar todos os pedaços de nós. Como podemos continuar a excluir em nós o que as outras olham e recebem com tanto amor?

Quem Somos? Somos Seres Humanos que renasceram das cinzas num parto humanizado assistido pelas outras. Bebés acolhidos por mães carinhosas, amorosas e emocionalmente seguras.

Somos juntas aquelas que descobriram o poder do não julgamento, da aceitação plena, do amor incondicional.

Não nos curamos umas às outras porque juntas descobrimos que nenhuma de nós precisava de ser curada, apenas vista, escutada e acolhida tal como é.

E é isto que queremos oferecer a quem nos procurar.

Tu, mulher, homem, criança, Ser Humano que te debates com a vida, os filhos, os medos e a necessidade de ser melhor. Vem até nós e permite-nos acolher-te no nosso seio, partilhar os nossos dons individuais e coletivos até que também tu te sintas suficientemente forte para perceberes que nada em ti precisa de ser curado, apenas celebrado.

Vem NaScER connosco.

Laylla
Laylla Coelho
Terapeuta em Ancestralidade, Nutricionista e Doula

Doular, para mim é estar com outro ser para trilharmos juntxs um caminho de descobertas.

É ter a honra, a oportunidade e o presente de cuidar de seres que como eu, são únicos, é também  poder apoiar a busca interna e externa de respeito a cada ser tal como é, e a oportunidade diária de redescoberta da nossa intuição e do caminho de autoconhecimento e da  Cura.
É resgatar todas as minhas antepassadas, através do gesto que todas fizeram para estar cá hoje, o parir…
Na minha trajetória tive duas avós parteiras, uma bisavó indígena, e uma mãe enfermeira obstetra, nasci de parto vaginal e sinto em cada parto que acompanho uma alegria imensa em poder dar o que me foi dado.
Há 6 anos pari, num parto domiciliar em profundo estar em alma, com as contrações que me traziam a presença, a cada pulsar do meu corpo no nascimento da minha linda filha, junto com a Naoli Vivaner, minha mestre e amiga.

E há 3 anos tive um segundo parto domiciliar revolucionário, que me trouxe a conexão profunda com a dor de uma depressão perinatal e um puerpério muito solitário, que me fez conectar com a sacralidade do limbo e do mergulho profundo de nossas sombras na maternagem.
Já acompanhei cerca de 70 gestantes e seus partos, desde 2012, quando fiz a minha formação com a Naoli Vivaner e participei do grupo Doulas Curitiba. Hoje sou doula mentora da rede portuguesa de doulas.
Sou praticante como mãe: da disciplina positiva, desmame gentil, comunicação não-violenta, criação com apego e parentalidade consciente, e sou apaixonada pelo: slingar, Yoga e meditação.
Leio e inspiro-me em Clarissa Pinkola Estes, Laura Gutman, Carlos Gonzalez, Osho e Depaak Chopra.


​Contactos:

Telemóvel: (+351) 935 315 484

Email: layllanutri@gmail.com

Facebook:

Laylla Coelho

Rede Portuguesa de Doulas: 
https://www.redeportuguesadedoulas.com/doula-laylla-marques-coelho.html

Cinthia
Cinthia Matos

 

Doular para mim é confiar.

É acreditar na sabedoria do corpo da mulher e na importância da sua preparação para a maternidade. Creio que a ligação entre mulheres é um fator valoroso para a mulher voltar a conectar-se com as suas heranças ancestrais e que a prepara de forma consciente e informada para o momento de dar à luz.

Sou mãe de dois seres que me acompanharão ao longo da minha vida e, que com o seu nascimento me fizeram viver duas experiências maravilhosas, se bem que muito distintas, pois um foi parto domiciliar e outro um parto hospitalar.
Deste modo, para mim seja em casa ou no hospital, o fundamental é a mulher dar à luz onde se sentir segura.

Uma viagem, uma estrada, vários caminhos possíveis, fluindo junt@s para um empoderamento da Mulher que se tornará Mãe.

Foi a maternidade que me levou a formar-me enquanto doula com a Luisa Condeço no ano de 2016 e a partir dai tenho acompanhado gestantes no seu percurso de gravidez, parto, pós-parto e interrupção da gravidez.

Desde jovem sou apaixonada pelo desenvolvimento comunitário, a educação não-formal e a sociocracia.

Como mãe e ser humano acredito nos valores da comunicação não violenta, da criação com apego e do empoderamento para a autonomia.

Nascida no Luxemburgo, falo português, francês, alemão, inglês, espanhol e luxemburguês.

Contactos:

Telemóvel: (+351) 967 562 151

E-mail: doulacinthiamatos@gmail.com

Facebook:

Doula Cínthia Matos

Rede Portuguesa de Doulas:

https://www.redeportuguesadedoulas.com/doula-cinthia-matos.html

Doula
Marta Andrade
Instrutora de Yoga e Doula
Marta

 

Nasci em Bragança em 1984. Época em que brincávamos livremente na rua e saltitávamos por casa dos amigos vizinhos. Na cidade pacata, cresci com amor e carinho, junto da miha família, especialmente aos cuidados da minha avó materna. Aos 17 anos fui viver para o Porto , onde estudei Ciências do Desporto e Educação Fisica. Participei no programa Erasmus, em Roma, tendo expandido os meus horizontes e amigos desde então. Iniciei a trabalhar no Fitness, como Personal Trainer e Instrutora de aulas de grupo, com adultos e crianças.  Em 2014  viajei até à Índia , fiz formação em Hatha Yoga e iniciei o meu caminho espiritual e de auto-conhecimento. Neste caminho, e depois de algumas perdas gestacionais, conheci o que era ser Doula e fiz formação com a Luisa Condeço, onde me reencontrei e empoderei enquanto Mulher. Engravidei e dei à luz um lindo ser, chamado Simão. Um parto natural, hospitalar e muito empoderado. Aqui, renasci verdadeiramente. A minha Doula foi o meu anjo da guarda, do início ao fim. Durante a gestação tive o privilégio de  me formar como Instrutora de Kundalini Yoga. Tenho uma enorme paixão por crianças e hoje dedico-me também a aulas de Yoga para elas.

Nestas vivências apareceram no meu caminho inúmeras mulheres, mães, pais, crianças a apelarem e a necessitarem de um apoio direccionado e respeitado, e acima de tudo, alguém que verdadeiramente as oiça. Tenho uma vontade inata de ajudar e acolher pessoas, de olhar para o outro e de me colocar em seu lugar. Não poderia estar mais feliz em pertencer a este incrivel grupo de apoio, partilha e confiança. Estou aqui se sentires que podemos crescer juntxs. Com amor.



Contactos:​
Telemóvel: (+351) 939 500 938
Email: andrade.roma@gmail.com 

Facebook:

Marta Andrade

Victória Bermejo
Doula
image0.jpeg

 

Para mim, ser doula é oferecer um espaço de escuta e amor incondicional, honrando a magia desse primeiro encontro entre mãe e bebé, um momento em que tudo termina e, ao mesmo tempo, tudo começa. Sinto-me profundamente honrada por acompanhar este portal único, onde uma nova vida e uma nova mãe se abraçam pela primeira vez.

O meu caminho começou com a descoberta do poder do corpo e da sua capacidade de dar à luz de forma amorosa e respeitada. Depois de viver o meu próprio parto em casa, soube que queria ser doula, apoiando outras mulheres a descobrir a sua força em cada contração. Como mãe de dois filhos pequenos, aprendo e revejo-me todos os dias, inspirada pela parentalidade consciente, onde a escuta e o respeito pela essência de cada criança são fundamentais.

As minhas raízes ensinaram-me a importância do compromisso e da força, e sinto que na minha linhagem levo a missão de despertar o amor e o poder transformador da maternidade. O meu acompanhamento é próximo e empático, oferecendo um espaço de apoio onde as famílias podem sentir-se seguras e acompanhadas.

Em cada etapa da maternidade, ofereço um acompanhamento personalizado: durante a gravidez, o parto, o pós-parto e a criação. Organizo encontros onde ofereço informações e ferramentas práticas para a mãe e o teu companheiro. Além disso, organizo círculos de parentalidade, encontros de homeschooling e atividades como yoga com bebés, onde as famílias podem conectar-se e nutrir-se em comunidade.

As minhas práticas incluem o movimento livre, visualizações e a espiritualidade, inspiradas por autoras e mestres como Shefali Tsabari, Janet Landsbury, Deepak Chopra e Gabor Maté. Sou guiada pelo amor, pela empatia e por uma conexão profunda com a natureza, estando sempre em um caminho de autoconhecimento e de regresso ao amor.

Nasci na Argentina e falo espanhol, inglês e português.

 

Contactos:

Telemóvel: (+351) 915 637 235

Email: febervictoria@gmail.com


Instagram: https://www.instagram.com/vickymama_loba/

bottom of page