A Nossa História
Um projecto colectivo de Mulheres e Amigas, cuja força e união é a base que o sustenta. Esta base é construída através de espaços de partilha profundos, dinâmicas de grupo, valores partilhados, acções conjuntas, aceitação e entre-ajuda. Unimo-nos pela vontade de viver a nossa vida numa missão que acreditamos.
Vivermos nós primeiro, e depois doarmos ao mundo, práticas concretas que visem a humanização do nascimento, da gravidez, do parto, do pós-parto e das relações humanas (relação consigo mesmo e com o outro). Une-nos a vontade de acolher as histórias e processos profundos de cada pessoa, oferecendo um espaço de empatia, não julgamento e amor ao outro, e a nós. Oferecendo um espaço de partilha e mútua aprendizagem.
Com os olhos do coração postos na saúde emocional, partilha, humanização, liberdade e respeito.
Somos pessoas com vidas diferentes, passados distintos e crenças até opostas, pelo menos à primeira vista.
Somos seres humanos que um dia se cruzaram e que carregavam feridas, necessidades de pertença, compreensão e aceitação, bem como alegrias, poder e vitórias pessoais.
Conhecemo-nos, convivemos, criámos ligação. Com o tempo, um passo de cada vez, atrevemo-nos a mostrar as nossas sombras.
Juntas, um passo de cada vez, fomos escolhendo mostrar-nos tal como somos, partilhar as nossas dores e verdades, pedir ajuda e receber o que as outras tinham para nos dar.
E juntas, um passo de cada vez, encontramos as nossas vozes e atrevemo-nos a gritar.
Juntas, um passo de cada vez, percebemos que o único julgamento era o que fazíamos a nós mesmas.
Juntas, um passo de cada vez, aprendemos a amar todos os pedaços de nós. Como podemos continuar a excluir em nós o que as outras olham e recebem com tanto amor?
Quem Somos? Somos Seres Humanos que renasceram das cinzas num parto humanizado assistido pelas outras. Bebés acolhidos por mães carinhosas, amorosas e emocionalmente seguras.
Somos juntas aquelas que descobriram o poder do não julgamento, da aceitação plena, do amor incondicional.
Não nos curamos umas às outras porque juntas descobrimos que nenhuma de nós precisava de ser curada, apenas vista, escutada e acolhida tal como é.
E é isto que queremos oferecer a quem nos procurar.
Tu, mulher, homem, criança, Ser Humano que te debates com a vida, os filhos, os medos e a necessidade de ser melhor. Vem até nós e permite-nos acolher-te no nosso seio, partilhar os nossos dons individuais e coletivos até que também tu te sintas suficientemente forte para perceberes que nada em ti precisa de ser curado, apenas celebrado.
Vem NaScER connosco.
Laylla Coelho
Terapeuta em Ancestralidade, Nutricionista e Doula
Doular, para mim é estar com outro ser para trilharmos juntxs um caminho de descobertas.
É ter a honra, a oportunidade e o presente de cuidar de seres que como eu, são únicos, é também poder apoiar a busca interna e externa de respeito a cada ser tal como é, e a oportunidade diária de redescoberta da nossa intuição e do caminho de autoconhecimento e da Cura.
É resgatar todas as minhas antepassadas, através do gesto que todas fizeram para estar cá hoje, o parir…
Na minha trajetória tive duas avós parteiras, uma bisavó indígena, e uma mãe enfermeira obstetra, nasci de parto vaginal e sinto em cada parto que acompanho uma alegria imensa em poder dar o que me foi dado.
Há 6 anos pari, num parto domiciliar em profundo estar em alma, com as contrações que me traziam a presença, a cada pulsar do meu corpo no nascimento da minha linda filha, junto com a Naoli Vivaner, minha mestre e amiga.
E há 3 anos tive um segundo parto domiciliar revolucionário, que me trouxe a conexão profunda com a dor de uma depressão perinatal e um puerpério muito solitário, que me fez conectar com a sacralidade do limbo e do mergulho profundo de nossas sombras na maternagem.
Já acompanhei cerca de 70 gestantes e seus partos, desde 2012, quando fiz a minha formação com a Naoli Vivaner e participei do grupo Doulas Curitiba. Hoje sou doula mentora da rede portuguesa de doulas.
Sou praticante como mãe: da disciplina positiva, desmame gentil, comunicação não-violenta, criação com apego e parentalidade consciente, e sou apaixonada pelo: slingar, Yoga e meditação.
Leio e inspiro-me em Clarissa Pinkola Estes, Laura Gutman, Carlos Gonzalez, Osho e Depaak Chopra.
Contactos:
Telemóvel: (+351) 935 315 484
Email: layllanutri@gmail.com
Facebook:
Rede Portuguesa de Doulas:
https://www.redeportuguesadedoulas.com/doula-laylla-marques-coelho.html
Cinthia Matos
Doular para mim é confiar.
É acreditar na sabedoria do corpo da mulher e na importância da sua preparação para a maternidade. Creio que a ligação entre mulheres é um fator valoroso para a mulher voltar a conectar-se com as suas heranças ancestrais e que a prepara de forma consciente e informada para o momento de dar à luz.
Sou mãe de dois seres que me acompanharão ao longo da minha vida e, que com o seu nascimento me fizeram viver duas experiências maravilhosas, se bem que muito distintas, pois um foi parto domiciliar e outro um parto hospitalar.
Deste modo, para mim seja em casa ou no hospital, o fundamental é a mulher dar à luz onde se sentir segura.
Uma viagem, uma estrada, vários caminhos possíveis, fluindo junt@s para um empoderamento da Mulher que se tornará Mãe.
Foi a maternidade que me levou a formar-me enquanto doula com a Luisa Condeço no ano de 2016 e a partir dai tenho acompanhado gestantes no seu percurso de gravidez, parto, pós-parto e interrupção da gravidez.
Desde jovem sou apaixonada pelo desenvolvimento comunitário, a educação não-formal e a sociocracia.
Como mãe e ser humano acredito nos valores da comunicação não violenta, da criação com apego e do empoderamento para a autonomia.
Nascida no Luxemburgo, falo português, francês, alemão, inglês, espanhol e luxemburguês.
Contactos:
Telemóvel: (+351) 967 562 151
E-mail: doulacinthiamatos@gmail.com
Facebook:
Rede Portuguesa de Doulas:
https://www.redeportuguesadedoulas.com/doula-cinthia-matos.html
Doula
Marta Andrade
Instrutora de Yoga e Doula
Nasci em Bragança em 1984. Época em que brincávamos livremente na rua e saltitávamos por casa dos amigos vizinhos. Na cidade pacata, cresci com amor e carinho, junto da miha família, especialmente aos cuidados da minha avó materna. Aos 17 anos fui viver para o Porto , onde estudei Ciências do Desporto e Educação Fisica. Participei no programa Erasmus, em Roma, tendo expandido os meus horizontes e amigos desde então. Iniciei a trabalhar no Fitness, como Personal Trainer e Instrutora de aulas de grupo, com adultos e crianças. Em 2014 viajei até à Índia , fiz formação em Hatha Yoga e iniciei o meu caminho espiritual e de auto-conhecimento. Neste caminho, e depois de algumas perdas gestacionais, conheci o que era ser Doula e fiz formação com a Luisa Condeço, onde me reencontrei e empoderei enquanto Mulher. Engravidei e dei à luz um lindo ser, chamado Simão. Um parto natural, hospitalar e muito empoderado. Aqui, renasci verdadeiramente. A minha Doula foi o meu anjo da guarda, do início ao fim. Durante a gestação tive o privilégio de me formar como Instrutora de Kundalini Yoga. Tenho uma enorme paixão por crianças e hoje dedico-me também a aulas de Yoga para elas.
Nestas vivências apareceram no meu caminho inúmeras mulheres, mães, pais, crianças a apelarem e a necessitarem de um apoio direccionado e respeitado, e acima de tudo, alguém que verdadeiramente as oiça. Tenho uma vontade inata de ajudar e acolher pessoas, de olhar para o outro e de me colocar em seu lugar. Não poderia estar mais feliz em pertencer a este incrivel grupo de apoio, partilha e confiança. Estou aqui se sentires que podemos crescer juntxs. Com amor.
Contactos:
Telemóvel: (+351) 939 500 938
Email: andrade.roma@gmail.com
Facebook:
Victória Bermejo
Doula
Para mim, ser doula é oferecer um espaço de escuta e amor incondicional, honrando a magia desse primeiro encontro entre mãe e bebé, um momento em que tudo termina e, ao mesmo tempo, tudo começa. Sinto-me profundamente honrada por acompanhar este portal único, onde uma nova vida e uma nova mãe se abraçam pela primeira vez.
O meu caminho começou com a descoberta do poder do corpo e da sua capacidade de dar à luz de forma amorosa e respeitada. Depois de viver o meu próprio parto em casa, soube que queria ser doula, apoiando outras mulheres a descobrir a sua força em cada contração. Como mãe de dois filhos pequenos, aprendo e revejo-me todos os dias, inspirada pela parentalidade consciente, onde a escuta e o respeito pela essência de cada criança são fundamentais.
As minhas raízes ensinaram-me a importância do compromisso e da força, e sinto que na minha linhagem levo a missão de despertar o amor e o poder transformador da maternidade. O meu acompanhamento é próximo e empático, oferecendo um espaço de apoio onde as famílias podem sentir-se seguras e acompanhadas.
Em cada etapa da maternidade, ofereço um acompanhamento personalizado: durante a gravidez, o parto, o pós-parto e a criação. Organizo encontros onde ofereço informações e ferramentas práticas para a mãe e o teu companheiro. Além disso, organizo círculos de parentalidade, encontros de homeschooling e atividades como yoga com bebés, onde as famílias podem conectar-se e nutrir-se em comunidade.
As minhas práticas incluem o movimento livre, visualizações e a espiritualidade, inspiradas por autoras e mestres como Shefali Tsabari, Janet Landsbury, Deepak Chopra e Gabor Maté. Sou guiada pelo amor, pela empatia e por uma conexão profunda com a natureza, estando sempre em um caminho de autoconhecimento e de regresso ao amor.
Nasci na Argentina e falo espanhol, inglês e português.
Contactos:
Telemóvel: (+351) 915 637 235
Email: febervictoria@gmail.com
Instagram: https://www.instagram.com/vickymama_loba/